Comportamento Humano em tempos de Pandemia

Muitos de vocês irão dizer que talvez esse não seja o escopo específico desse site… Aí com todas as vênias, desculpa o jargão jurídico, vou responder e esclarecer o que o comportamento humano em tempos de pandemia tem a ver com gastos ou finanças pessoais.

É inegável que o cidadão mais tempo em sua casa, com toda sua família, esteja suscetível a gastar mais em contas de luz, serviços de delivery, pacotes de internet e por aí vai… Mas o que talvez algumas pessoas não tenham se dado conta é que justamente nesse período em que ficamos mais tempo ou quase a totalidade do tempo em nossas residências deixamos, pelo menos a grande maioria das pessoas deixam (rs…), de efetuar compras desnecessárias ou supérfluas, pois como estão “presas” ou “confinadas” em suas casas não vêem muito sentido em efetuar determinados gastos, que não aqueles correntes, os quais não podemos deixar de efetuar.

Nessa esteira de raciocínio, podemos dizer que a Pandemia do Novo Coronavírus, ainda que de forma forçada, mudou significativamente o comportamento de muitas pessoas que antes, ainda que por motivos inúteis, efetuavam gastos totalmente desnecessários sangrando seus orçamentos domésticos e impedindo que formassem a tão sonhada reserva de emergência para ser utilizada em tempos de crise.

Sobre isso, pergunto a vocês… Há males que vem para o bem? Será que foi necessário um vírus, vindo do outro lado do planeta, trazendo sofrimento e angústia excessivos a todos nós para mudar o comportamento das pessoas, não só aqui no Brasil, como em boa parte do Mundo… É uma pergunta um tanto difícil de responder, pois haverá resposta para todos os gostos, mais uma coisa é certa, a Pandemia do Novo Coronavirus mudou radicalmente o comportamento humano em nosso País e digo mais, a partir do momento que começar a haver a flexibilização na maioria de nossas cidades e a vida “voltar ao normal” muitos cidadãos não serão mais os mesmos e talvez novos hábitos sejam implementados. Quem viver, verá!!!

Deixe um comentário